Noivos em Pão-de-Forma!!!

O dia nasceu com um sol esplendoroso, o calor ameaçava aparecer, e apareceu!!

Neste dia, 30 de Agosto de 2014, a Carolina e o Bernardo vão casar, e casam!!

Com tudo previamente combinado com os noivos, em duas reuniões e algumas trocas de e-mails, que isto de um casamento e seus preparativos não pode ficar em mãos alheias, pelo menos connosco, neste dia, pelas 13:30h dirigi-me para casa da mãe da noiva!

Lisboa, casa da mãe da noiva, um calor “desgraçado”, 13:30h:
– Olá! Sou a Ana, fotógrafa! Como está?
– Nervosa!!! Eu sou a mãe da noiva! Estou mais nervosa do que a noiva!!!

E estava!

A noiva estava na maquilhagem, com uma das madrinhas. As restantes madrinhas, 5, e o padrinho, já lá estavam em casa. O padrinho já estava pronto, não precisa de maquilhagem nem de cabeleireiro, nisto os homens têm “sorte”, basta um banhinho, vestir o fato, neste caso fraque e já está!

Lá por casa reinava a calma possível dentro da azáfama de 5 madrinhas a serem maquilhadas, penteadas e arranjadas, mais uma mãe de noiva e uma noiva! Ah! E não esquecendo a senhora, natural da Bulgária, que ajudou a cuidar da Carolina desde há 15 anos, que também ela estava uma “pilha” de nervos, com lágrima fácil no canto do olho! Sempre de máquina fotográfica na mão e lágrima no olho a querer registar todos os momentos da “sua menina”, fotografias também elas para enviar para a Bulgária para mostrar à família! Entre uma foto e outra dizia: – A minha menina está tão linda!!! – ao que a noiva respondia: – Por favor, não me faça chorar!!!!

Fazendo o balanço, lá em casa para além das pessoas que já referi estavam 2 maquilhadores e 2 cabeleireiras e, não me posso esquecer do Tiago, videógrafo. Ah! E eu!!!

Entre as minhas fotografias, o vídeo do Tiago, as maquilhagens dos profissionais e os penteados das cabeleireiras, os nervos estavam instalados, as madrinhas estavam nervosas, se não todas, pelo menos a maioria, a mãe continuava nervosa e a noiva… a noiva estava calma!

O Rui estava a caminho de Setúbal para o Hotel onde o noivo estava com os pais!

 

Lá em casa começam a instalar-se os nervos, a noiva começa a ficar agitada… Estamos a ficar sem tempo e ainda há muito que fazer! O Tiago tem de se despachar, tem de seguir para Setúbal para filmar o noivo… E esta parte é surpresa!! O noivo não sabe que terá direito a filme!

A noiva agita-se, entre a ansiedade de “libertar” o Tiago para que este possa seguir para Setúbal, e a demora do pai com o seu mano mais novo, que ainda tem de se vestir…

Estava um trânsito louco na Ponte 25 de Abril, fim do mês de Agosto, fim-de-semana de muito calor, o que leva os Lisboetas até às praias do Sul… O Rui chegou a Setúbal, como combinado, às 14:30h. A pedido do noivo e dos seus pais, só subiu para o quarto às 15:00h!!! Entre fotografias, conversa com o padrinho, começam a chegar os pais, a irmã, a sobrinha… Mas continua-se a fotografar, que é para isso que o Rui lá está!

Está na hora de sair para a Igreja, o Tiago chegou, apanhou muito trânsito na ponte, já está tudo de saída para a Igreja!! São 15:40h!

O Rui envia-me uma SMS: – Então? Como estão as coisas? Ainda demoram? Nós já estamos na Igreja!!

What?!?! Na Igreja, já? Mas ainda falta quase 1 hora para o Casamento… A noiva entretanto informou-me que o noivo tem de estar mais cedo na Igreja para se confessar… O que eu não lhe disse é que ele já lá estava!!! Não havia necessidade de a deixar mais nervosa com as horas!

Entretanto o número de pessoas lá em casa aumenta, chega o irmão mais velho da noiva e a sua namorada!!

O pai chega e o mano mais novo também, azáfama aumenta, hora de vestir a noiva! No quarto, só eu, a noiva e a mãe!! O vestido… Lindo!!! Perfeito!! A “cara” da noiva!! Não podia ter sido outro o escolhido! Mas… isto de vestir um vestido de noiva não é tarefa simples… Não depois de a noiva já estar maquilhada e penteada… Se por um lado não se pode desmanchar o penteado, por outro não se pode manchar o vestido com a maquilhagem…
– Mãaeeee!!!! É melhor chamar uma das madrinhas para ajudar!!! – E chamou!

A noiva estava linda, a calma que até então havia reinado, dentro do cenário possível que é um dia de casamento!, havia desaparecido… O casamento é às 16:30h, ainda é preciso fazer umas fotos… Queria ter feito umas fotos giras com as madrinhas que, ainda não tinha dito, estavam lindas, todas de Côr-de-rosa, penteados maravilhosos e maquilhagem perfeita!!, mas “too late!!”, não havia tempo e quando dei por isso já todas haviam descido as escadas!! Corro, chamo: – Mas não dá!!! Já é tarde!!! Já está tudo à espera na Igreja!!!, imploro, “please”, 1 minuto, 1 foto, não mais do isso!… Madrinhas maravilhosas, que pela sua amiga, lá vêem escada acima, com saltos altos, o que não é tarefa fácil, e fazemos 2 fotos!!! – Ok! Já está! Obrigada!!

toc-toc-toc… Multiplicado por 4 pessoas, vezes 2 pés, a correrem por ali abaixo em direcção aos carros… e lá foram elas!!

Nós, após umas fotos com os pais e irmãos, lá descemos também!!!

Vila Nogueira de Azeitão, aqui vamos nós!!! E fomos!!

No carro do pai da noiva, o pai, a noiva, o mano e a madrinha!! Ah! E eu!!

Com os seus, quase 8 anos, o mano estava imparável… Conversou o caminho todo, feliz!!!

Vila Nogueira de Azeitão, Igreja de São Lourenço, 17:00h, continuava calor, os Sinos tocam à chegada da noiva:

– Pai, pare o carro… Mas o que é que está toda a gente a fazer fora da Igreja?!?!
– Mãe!!! Mãaaeeeee!!!! (Que já havia chegado e estava à porta) Mande toda a gente entrar!!! A noiva é a última!! – E foi!!!

Estamos à porta da Igreja, preparados para entrar… As madrinhas?!?! Estão ali!!! Estão a chegar!!

As madrinhas correm, entram e sentam-se!!

IMG_1593

Música, de braço dado com o pai (que ainda não vos tinha dito, mas que me confessou, estava nervoso… – É natural, disse-me, é a minha filha!!), entra na Igreja, linda e segura, acolhida pelos cerca de 250 amigos e familiares que a amam e ali estavam para, com ela e o noivo, celebrarem tão importante dia!! E celebraram!!

A missa foi muito, muito, muito bonita!!! Confesso-vos que, quando estou a trabalhar não consigo ouvir e tomar atenção ao geral, apenas ao pormenor, àquilo que estou a fazer, mas esta cerimónia chamou-me a atenção por toda a beleza e simbolismo! As leituras, os cânticos, o sermão do Padre, tão sábio e acertado!! Uma cerimónia onde ninguém foi esquecido, por e para todos os presentes física e espiritualmente, por e para todos os que sempre estiveram com a Carolina e o Bernardo e fizeram deles aquilo que eles são hoje!!

Finda a cerimónia, chegou o momento das assinaturas, e altura de eu conhecer os padrinhos do noivo, 5 padrinhos, já dissemos que as madrinhas iam de côr-de-rosa, o padrinho da noiva de fraque a gravata rosa, tal como o pai da noiva, os padrinhos do noivo, assim como o noivo, de fraque e gravata verde… Estão desvendadas as cores deste evento!… Ah! Mas esperem, ainda falta revelar que os meninos das alianças estavam lindos, de rosa e branco, com motivos, lá está, verdes!!… Mas agora dispersei-me, voltemos às assinaturas, como é hábito, numa sala à parte padrinhos e madrinhas estão prontos a assinar o livro! Com uma caneta especial, trazida pelo noivo, entre risos e boa disposição assinaram!

Está na hora de ir para a festa! Entre pétalas e bolas de sabão, a saída da Igreja é em grande!! Palmas e risos!! Amigos e familiares felicitam-nos!!

A carrinha “pão-de-forma” está à espera, verde, claro está!!, pronta para levar os noivos recém-casados para a Quinta dos Moinhos de S. Filipe!! E levou!!

Reggae a tocar, noivos felizes, meninos das alianças (mano da noiva e sobrinha do noivo) ao rubro, num desassossego típico de crianças felizes que, pela primeira vez, andam num carro tão estranho… E lá fomos nós!! Ah! Porque eu também ia! E fui!!

Quinta dos Moinhos de S. Filipe, Serra da Arrábida, Setúbal, cerca das 19:00h, ainda calor:

À chegada, uma vista deslumbrante sobre Tróia e o Sado, com o Oceano Atlântico aos pés, esperava-nos!!

Cocktail, gins, conversa, aperitivos, sumos, martinis, risos, e… Um avião amarelo sobrevoa a quinta, com uma mensagem para os noivos, foram os colegas da noiva que providenciaram a surpresa… Ou não estivessem eles profissionalmente ligados à aviação!!!!… Que ideia gira, que surpresa boa!!

IMG_2035

Com tanta surpresa a acontecer neste casamento, com tanta ideia original, com imensas mensagens espalhadas pela quinta, com tanta criatividade e graça na decoração do espaço, os noivos não podiam fazer uma entrada na sala de “qualquer maneira”!! Não!! Eles teriam de entrar em grande!! E entraram!!

É caso para dizer: “Luzes, Música… Acção”, Padrinhos à frente, criam uma corredor por onde passam os noivos, a dançar e passo apressado, até à pista de dança no centro da sala, confetis pelo ar, palmas, risos e que comece o jantar, que toda a gente está com vontade que se inicie a festa!! E iniciou!!

Após o jantar, que por sinal estava delicioso! Um vídeo preparado pelas madrinhas e padrinhos, este é sempre um momento de muito riso, emoção e algumas lágrimas!! E foi!!

Logo de seguida, o bolo de noivos (nunca gosto de lhe chamar bolo de noiva… afinal o bolo não é dos dois?), já pouco surpresa, pois tudo neste casamento mostra originalidade e bom gosto, lindo, e com um aspecto apetitoso!! Brinde!!!

Os noivos abrem a pista, ao som da típica valsa… Vá, vá, toca a despachar a valsa que comece a festa!!! E começou!! Foi uma valsa curta, está tudo com vontade de dançar!!! E dançou!!!

O mano mais novo dedica-se à mesa da música, “ajudando” o DJ… Com a maior graça imita-o, finge que põe música e diverte-se, divertindo os convidados!!

Houve festa até ao fim… Que este não é casamento para esmorecer!! Entre danças, comida e bebida, risos e gargalhadas ainda há tempo para Photo Booth!!! E houve!!!

Pelo meio ouvi dizer que no dia seguinte seria dia de praia… O calor estava para isso!!!

A festa durou até, pelo menos, às 5 horas da madrugada, altura em que viemos embora… A noiva já cansada disse-me: – Vão, vão que nós também vamos!!! E… não sei se foram!!! 🙂

Os nossos votos é que eles sejam muito, muito felizes!! E… Com toda a certeza, serão!!!

Parabéns Carolina e Bernardo!!

http://www.facebook.com/ahhaphotos

IMG_2678

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s